Hoje é dia de Processo de Eleição Direta no Partido dos Trabalhadores – menos em MG

PED acontece desde 2001 e é a ocasião em que os filiados fazem a escolha de seus dirigentes em todas as instâncias do partido

A votação do PED começa às 09h e vai até às 17h. São quase 3 milhões de filiados aptos a votar, segundo o sistema de filiação (SisFil) do partido. Como apenas 16 estados autorizaram o uso da urna eletrônica, para fins de uniformização, a votação será feita em cédulas de papel.

As direções, secretarias e delegações devem ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens) e cota de 20% de jovens menores de 30 anos de idade, bem como de negros e indígenas.

Em caso de segundo turno, a votação está agendada para a data de 20 de julho. Os mandatos são de 4 anos.

MG

No estado de Minas Gerais, entretanto, a votação foi adiada pela executiva nacional em decorrência de um processo judicial que determina que Dandara Tonantzin participe da eleição como candidata à presidência estadual em igualdade de condições. Sua candidatura havia sido indeferida por várias instâncias do partido em decorrência da não contribuição partidária dentro do prazo estabelecido pelo estatuto do partido e pelo regulamento do PED. Em nota, a executiva nacional informou que discutirá sobre processos de judicialização de decisões internas em reunião extraordinária convocada para o dia 8 de julho.

Com informações do site do Partido dos Trabalhadores